Conheça as melhores linguagens de programação Back-end

Já o Node.js é um ambiente de execução de JavaScript que permite executar código JavaScript fora do navegador, no lado servidor. Com o Node.js, é possível criar aplicativos web server-side, APIs, aplicações de linha de comando, entre outras coisas. Já a habilidade de adicionar itens complexos às páginas web, incluindo a interatividade e a lógica de programação, é responsabilidade do JavaScript. O padrão mais utilizado hoje em dia para criar aplicações web é o SPA (Single Page Application), uma abordagem que melhora substancialmente a experiência do usuário na web. O framework C# mais amplamente utilizado para desenvolvimento de back-end é o ASP.NET Core.

  • Além disso, o uso de Ruby e Java é de 5,5% e 4,7% para desenvolvimento de back-end.
  • Aqueles que trabalham próximo com os bancos de dados podem se beneficiar bastante de aprender o SQL.
  • Então, enquanto você certamente estará programando com linguagens back end, não pense que isso será a única coisa que irá fazer como um desenvolvedor back end.
  • Quando falamos de software e aplicativos de computador, o backend é a parte do software usada para projetar toda a lógica para implementar todas as funcionalidades do aplicativo.
  • APIs (Application Programming Interfaces) são um conjunto de regras e protocolos para a construção de software e aplicativos.

Desenvolvedores backend sênior, com 10 anos ou mais de experiência, podem esperar salários que ultrapassam os R $140,000 por ano. O salário de um desenvolvedor backend dependerá de vários fatores como a localização geográfica, o tamanho e o tipo da empresa, a indústria em que estão trabalhando, e principalmente, o nível de experiência do desenvolvedor. Assim, estudar o tema é a base, seja para atuar como desenvolvedor backend, ou frontend. Não pule essa etapa, comece pelo início, para que os próximos desafios se tornem mais fáceis. Além disso, a área de especialização é ampla, permitindo a atuação em diversas tecnologias, sendo que é possível escolher uma das áreas dentro do backend para se desenvolver e se destacar dos concorrentes.

Qual é a importância das linguagens back-end para a tecnologia?

Extremamente utilizada no desenvolvimento web, ela também pode ser empregada no back-end quando combinada com Node.Js. Nesse caso, o multithreading que o Java permite e o recurso bytecode o tornam uma boa escolha para quem deseja usar os recursos de hardware de maneira otimizada e cuidadosa. Python também pode ser usado para diferentes estruturas e plataformas como uma linguagem de desenvolvimento de back-end. A maioria dos aplicativos atualmente funciona na arquitetura cliente-servidor e não é tão simples de implementar se você selecionar a linguagem de desenvolvimento errada para a codificação de back-end.

Busco desenvolver habilidades que me permitam contribuir para o alcance de mais acessos e servir a comunidade. A API é definida como uma interface que possibilita a comunicação entre sistemas com tecnologias distintas, por meio de uma linguagem https://felixbaax01146.worldblogged.com/32014511/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego que seja acessível a ambos os lados. Portanto, é indicado conhecer linguagens de programação como Java, TypeScript, Node.js, PHP, Python, etc. Além disso, possíveis problemas devem ser antecipados e evitados antes mesmo que aconteçam.

O que um desenvolvedor back-end precisa ter?

Os bancos de dados são onde as aplicações armazenam suas informações, e SQL é a linguagem que permite interagir com esses bancos de dados. Entender como projetar bancos de dados e como fazer consultas SQL para inserir, selecionar, atualizar e excluir dados é fundamental para qualquer desenvolvedor backend. APIs (Application Programming Interfaces) são um conjunto de regras e protocolos para a construção de software e aplicativos. Praticar a criação e o uso de APIs irá ajudá-lo a entender como diferentes componentes de software interagem entre si.

principais linguagens back end

Então, qual é a melhor linguagem de programação para desenvolvimento de  back-end? Vamos mergulhar nas principais linguagens de back-end de desenvolvimento de back-end. Portanto, este artigo aborda a lista das linguagens de programação de back-end mais populares com suas propriedades e desvantagens. Além disso, também esclareceremos o que é exatamente o desenvolvimento de back-end. O desenvolvedor backend atualmente tem uma boa demanda de mercado, com um dos melhores salários e boas chances de crescimento, especialmente por estar vinculado ao desenvolvimento web. Outra linguagem de programação é a Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, do inglês Standard Query Language, que permite lidar com bancos de dados relacional.

Qual a diferença entre Desenvolvimento Back-end e Desenvolvimento Front-end?

As APIs REST e GraphQL são particularmente importantes no desenvolvimento web moderno. A Hora de Codar, uma das plataformas de ensino mais renomadas em programação, oferece uma variedade de cursos de programação na Udemy. Esses cursos são abrangentes e cobrem todos os aspectos do desenvolvimento web, desde o backend e frontend até o desenvolvimento Full Stack. Uma das maiores vantagens de aprender com a Hora de Codar é que os conteúdos estão sempre atualizados com as últimas tendências e práticas do mercado.

Você deseja conhecer ainda mais sobre essas áreas de tecnologia front-end e back-end, e criar seus próprios projetos? Então, conheça a Comunidade Hora de Codar, o nosso servidor de Discord para interação dos alunos. É comum pensar que o desenvolvimento front-end pode ser mais fácil para quem está iniciando na carreira de tecnologia, já que o trabalho é mais visual e interativo. No entanto, a escolha de começar pelo back-end ou pelo front-end depende das habilidades e interesses pessoais de cada um. O mercado para desenvolvedores full-stack é amplo e há uma demanda crescente por seus serviços, já que esses profissionais são capazes de lidar com vários aspectos de uma aplicação.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *